segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hora de mostrar a força do elenco!

O Figueirense foi até Chapecó e tomou 3 a 1 da Chapecoense, time que não fez nada demais no jogo para sair com a vitória, e é exatamente isso que acaba assustando o torcedor alvinegro. Definitivamente o nível do campeonato está muito abaixo do esperado. A Chapecoense não fez até aqui nenhum grande jogo, mas venceu todos, o Avaí segue na mesma linha, não teve nenhuma grande exibição, mas já acumula quatro vitórias consecutivas, ta na hora do Figueirense parar de fazer testes e entrar para o campeonato, disputar os três pontos como se estivesse disputando um prato de comida. Do jeito que esta, não vamos longe.


Não conquistamos um título estadual desde 2008 e um time de Série A, com o investimento que tem, não pode ir a Chapecó e jogar a bolinha que jogou. O gramado era ruim? Sim, horrível. Tava calor? Sim, estava. Mas isso não é desculpa, estava calor para a Chapecoense também, o gramado era ruim para a Chapecoense também. Temos que parar com isso e mostrar realmente a qualidade dos jogadores, eles precisam entender que para jogar bem e vencer, não precisa fazer gol bonito, não precisa dar passe de três dedos, se precisar chutar de bico, que chute, mas que faça o gol. Isso vale muito para o Júlio Cesar, só quer dar chutão, fazer gol bonito, mostrar sua categoria, mas isso não precisa, todos sabem que você tem, agora começa realmente jogar, da carrinho, disputal a bola, ganha uma pelo menos no corpo, começa a jogar filho, seja aquele Júlio Cesar da Série A, que se preocupava mais com o time do que mostrar para todos que sabe jogar bola. 


Ta na hora de mostrar a força do elenco. Léo mostrou mais futebol do que o Pablo? Mostrou, então é titular. Gutti e Sandro estão treinando bem? Então coloquem para jogar. Roni nem precisa falar, tem personalidade e todos sabem que joga muito, então deu pra bolinha do Doriva, que vá disputar vaga com o Túlio como volante, posição essa que ele sabe jogar, é um bom jogador, mostrou isso no Criciúma, mas como armador não serve. Niell quando entrar come a bola? Então coloca para jogar. Não ta jogando bem? Não importa, tem vontade pelo menos, é só da sequência que ele vai mostrar o que mostrou nos clubes anteriores. 


O primeiro turno já era? Não sei dizer, futebol é imprevisível. Mas se me perguntar se com a bolinha que o Figueirense esta jogando ele tem chances, ai eu tenho certeza que estamos fora da briga pelo título do primeiro turno. Já que não temos mais essa responsabilidade de chegar a liderança ou de manter ela, temos que começar a pensar no segundo turno e fazer mudanças no time. Branco sabe quais mudanças são essas, agora só fico na torcida para que ele tenha atitude e faça logo essas mudanças. 


Um abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Um belo post! Agora o Franco Niell tem q entrar, e acho q a hora de botar 3 atacantes, já que o primeiro turno será muito difícil chegar!
Minha escalação ideal do Figueirense!

Wilson; Mario Saldivar, Fred, Canuto, Hélder; Ygor, Túlio, Roni, Franco Niell, Aloísio e Julio Cesar!

jon disse...

(APENAS PARA REFRESCAR ALGUMAS MEMÓRIAS E QUESTIONAR QUEM É o MAIS VEZES CAMPÃO).GUERRA
Em agosto de 1942 o Brasil se viu envolvido nos conflitos da Segunda Guerra Mundial quando submarinos alemães torpedearam indefesos navios mercantes brasileiros. Esses ataques levaram o Governo de Getúlio Vargas, no dia 22 de agosto de 1942 a reconhecer a existência de estado de guerra entre o Brasil e as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Muitos brasileiros deram a vida em campo de batalha e muitos viveram a expectativa de participar da batalha. Os soldados brasileiros frequentemente eram colocados de sobreaviso. Tinham que estar preparados para entrar em combate a qualquer momento.

Soldados brasileiros em combate na Itália.

Sob este clima, foi disputado o campeonato catarinense daquele ano. Nos jornais da época, poucas notícias esportivas são encontradas entre as manchetes sobre a guerra e as frequentes orientações à população de como se comportar em caso de ataqu

CAMPEÃO POR DECRETO
Em Santa Catarina existiam os tradicionais campeonatos das ligas. Os clubes passavam a maior parte do ano jogando com os clubes de sua cidade ou de sua região. No final do ano, os primeiros colocados das ligas regionais disputavam uma espécie de play-off que apontava o campeão catarinense.

Em 1942, habilitaram-se para esta disputa os seguintes clubes:

América de Joinville
Avai de Florianópolis
Barriga Verde de Laguna
Brasil de Blumenau
Hercílio Luz de Tubarão
Pery de Mafra
Sport Brusquense de Brusque

Quartas de finais 13.09.42
Hercílio Luz 4-1 Barriga Verde
América 5-1 Pery
Sport Brusquense 4-1 Brasil

Semifinais 27.09.42
América 3-1 Brusquense
Avaí 6-1 Hercílio Luz

Classificaram-se para a partida final América e Avai.
O Jornal A Notícia em sua edição de 30 de setembro de 1942 trazia em sua página de esportes uma manchete anunciando a final do campeonato. Mais abaixo dizia: "América e Avai defrontar-se-ão domingo para resolver a posse do honroso título"

Final
NÃO FOI REALIZADA

Os jogadores do América foram impedidos pelo Batalhão do Exército de viajar para fazerem a partida final. Os jornais A Notícia de Joinville e A Gazeta de Florianópolis noticiaram o fato.

"Por contar o América F.C. em seus quadros diversos destacados elementos que se encontram servindo o nosso glorioso 13 BC, não mais seguirá para Florianópolis para enfrentar o Avai F.C. em disputa da final pró Campeonato Estadual de Futebol, visto não ter o comandante da Região permitido o afastamento da sede dos acima mencionados elementos..."

Embora o América tentasse a realização da partida em outra data, ou em Joinville, onde os jogadores que serviam ao exército poderiam participar, a Federação Catarinense foi insensível aos apelos dos joinvillense e ainda em outubro declarou o Avai campeão do Estado.

Matéria do Jornal A Gazeta, anunciando que o Avai havia sido proclamado por DECRETO da Federação Catarinense de Futebol o campeão de 1942. No canto direito da página, o jornal publica a foto do presidente do Avai: CELSO RAMOS. É bom lembrar que era presidente da Federação neste ano o senhor ADERBAL RAMOS DA SILVA e o governador do Estado (interventor) era o doutor NEREU RAMOS.

A frase CAMPEÃO POR DECRETO foi usada em editorial do caderno de esportes do jornal A Notícia para expressar a revolta dos joinvillenses com a decisão da Federação.
TEXTO TIRADO DA INTERNET
JOÃO ALBERTO VIEIRA