segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Joinville 2 x 1 Figueirense: Teimosia que irrita e assusta!


Fazia tempo que o Figueirense não repetia a escalação por três rodadas consecutivas, ontem isso aconteceu. O resultado não foi positivo como poucos esperavam. Nós torcedores já estamos irritados e com medo dessa teimosia do técnico Renê Weber em manter o mesmo esquema e os mesmos jogadores. Em uma de suas entrevistas coletivas ele falou que o Figueirense só deve ganhar ritmo de jogo e entrosamento a partir da 8° rodada, ou seja, ele não deve mudar o esquema de jogo tão fácil assim não e isso me assusta.

O 4-5-1 que só ele acha que vai dar certo está sacrificando bons jogadores como, por exemplo, João Felipe e Roger Carvalho que ficam quase sempre frente a frente com dois ou três atacantes do time adversário. Jeovânio que tem que correr de um lado pro outro tentando impedir o ataque adversário também está sofrendo com esse esquema já que os meias Ernani e Marquinhos não marcam. Outro que sofre com o esquema adotado por Renê Weber é o atacante Júnior Negrão que fica sempre isolado lá na frente e tem que ficar fazendo jogadas individuais que ás vezes dá certo, outras nem tanto. Mesmo assim ele vem fazendo gols difíceis e desperdiçando os mais fáceis, ele promete fortes emoções à nação alvinegra, o artilheiro do campeonato é ele com quatro gols.

O jogo de ontem foi ataque contra defesa, um massacre contra o alvinegro, que poderia ser mais cruel se não fosse ás defesas do goleiro Wilson. Ernani e Marquinho não marcam e também não atacam, não digo que eles não possuem qualidade, acho que é muito cedo para crucificar qualquer jogador, mas acho que eles não estão jogando na posição onde produzem um futebol melhor do que estão produzindo. Esse 4-5-1 não está fazendo bem ao Figueirense. O Figueirense só jogou bem no segundo tempo, mas não por méritos do Figueira como bem lembrou o Ney Pacheco em seu blog, o Figueirense só jogou bem na segunda etapa porque o JEC se retrancou, eles já venciam o jogo por dois gols de diferencia e não tinham outra coisa a fazer a não ser esperar o Figueirense no seu campo de defesa para depois contra-atacar. O único gol do Figueirense foi marcado pelo atacante e artilheiro do campeonato Júnior Negrão.

Algumas coisas devem ser mudadas no Figueirense, a começar pelo esquema de jogo. Como Roger Carvalho e Jeovânio não poderão jogar contra o Atlético-IB já que receberam o terceiro cartão amarelo, Kadu e Diego Paulista devem ser os seus substitutos. O time que eu queria que começasse jogando é: Wilson, Agustín Cattaneo, Kadu, João Felipe, Lucas, João Paulo, Coutinho, Diego Paulista, Maicon, Jean Carioca e Júnior Negrão, o esquema seria o 3-5-2. Esse time dificilmente deve entrar em campo já que o treinador Weber deve manter no seu time com Marquinhos e Ernani em campo, mesmo o meia atacante Jean Carioca ter jogado mais que os dois no último jogo.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: