terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Branco é o novo treinador! Espero que não seja apenas de faixada...

Imagem retirada do Site Oficial do Figueirense.
Depois de duas semanas analisando nomes e estudando possibilidades, o Figueirense enfim anuncia o seu novo treinador, trata-se de Branco, ex-lateral esquerdo e que até 2009 era coordenador técnico. Como jogador, teve passagens por grandes clubes brasileiros e europeus, defendeu a Amarelinha em três Copas do Mundo, ganhando a de 1994 e disputou também duas Copa América. Se aposentou em 1998 e após isso trabalhou como coordenador técnico no Fluminense, num time da Grécia e também na Seleção Brasileira. 


Em 2012 irá assumir pela primeira vez o cargo de treinador e com a sorte de poucos, irá comandar uma equipe na primeira divisão do futebol brasileiro. Marcos Moura Teixeira na entrevista coletiva afirmou que Branco não é uma aposta, pois segundo ele é um grande profissional e que por ter trabalhado com ele durante muitos anos, sabe que tem tudo para fazer um grande trabalho. Só que me desculpe Marcos, pois eu e toda a nação alvinegra pensamos diferentes, não só nós, a crônica esportiva de SC também. Branco é sim uma aposta e não é feio admitir isso. 



Jorginho comandou o América-RJ e o Goiás e foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira, ganhando uma Copa América e uma Copa das Confederações e chegando em primeiro lugar nas eliminatórias, mas nem por isso deixou de ser uma aposta. Hoje não, ele é uma realidade após ter feito uma boa campanha na Série A comandando o Alvinegro Catarinense.



Espero eu que Branco não seja apenas um treinador de faixada, espero que pessoas de fora não interfiram no trabalho dele e muito menos decidam os jogadores que vão ou não entrar em campo. 


Hoje, por exemplo, nós torcedores e alguns membros da imprensa quando especulamos um jogador que não é da Brazil Soccer ou que não tem nenhuma ligação direta com o empresário Eduardo Uran, a gente sabe que a possibilidade de contratação é quase zero. E todos sabem que se viesse um Adilson Batista ou um Falcão, estes indicariam vários nomes de jogadores para serem contratados e podem ter certeza que, Uran e alguns dirigentes alvinegros não iriam gosta nada nada disso. Talvez tenha sido esse o motivo que pesou na não vinda desses profissionais.


Tínhamos várias opções no mercado e o Figueirense era o único time da Série A e do Campeonato Catarinense sem treinador, ou seja, sem concorrência e com um leque cheio de possibilidades. Celso Roth, Falcão, Carpegiani, René Simões, Dunga, Sergio Soaras, Adílson Batista e até mesmo o "badalado" Vinícius Eutrópio que mesmo sendo um péssimo treinador, era mais confiável do que o Branco.


Certo é que temos que deixar o "homi" trabalhar, temos que dar tempo ao tempo. E isso é o que não vai faltar a este profissional. Ele terá a oportunidade de participar da montagem do elenco para 2011 (se é que vão deixar) e também treinará o time na pré-temporada e depois terá o Catarinense como preparação para o time. Mas não pense ele que não vai ter pressão no estadual, estamos empatado em numero de títulos com o vizinho e não vamos admitir ficar novamente a ver navios no estadual. 


Queria muito que um dirigente viesse a público dizer qual era o perfil de treinador que buscava o Figueirense e porque nomes como Adilson Batista e Falcão não se encaixavam nele, queria muito que viessem falar a verdade, mas eu sei que isso não vai acontecer. Quanto menos conhecido, quanto menos badalado, melhor é para mandar e desmandar no time não é? Espero que o que eu estou escrevendo aqui não faça sentido, mas fica difícil não pensar nessa possibilidade quando fazem tudo o que não se espera de um clube de Série A e quando prometem algo (transparência) e na prática fazem completamente o contrário. 


Mesmo não gostando, vamos ter que apoiar, até porque o Figueirense é maior que tudo isso.


Então, BOA SORTE BRANCO!

Nenhum comentário: