terça-feira, 1 de março de 2011

Jorginho é o novo treinador do Figueira!

Dunga e Jorginho (E) no comando da Seleção Brasileira. Foto: Divulgação - CBF.

Após demitir o técnico Márcio Goiano, a diretoria do Figueirense anunciou hoje pela manhã que Jorginho é o novo treinador do Figueirense. Ele como jogador foi um vencedor, como treinador, precisa ainda mostrar resultado, quem sabe ele faça isso aqui no Furacão do Estreito.

Lateral direito com passagens por América-RJ, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Kashima Antlers, São Paulo, Vasco e Fluminense, conquistou vários títulos importantes como a Copa MERCOSUL e o Campeonato Brasileiro de 2000 pelo Vasco, Campeonatos Cariocas pelo Flamengo, Campeonato Alemão pelo Bayern e também se sagrou bi-campeão Japonês pelo Kashima. Além de títulos, Jorginho ganhou também prêmios como o melhor jogador do campeonato Japonês e ganhou o prêmio FIFA Fair Play Award, o jogador mais leal do mundo em 1991. Pela Seleção Brasileira, ganhou vários títulos nas categorias de base e na principal se tornou campeão da Copa América de 1989 e da Copa do Mundo de 1994.

Como treinador, Jorginho acumula passagens pelo América-RJ em 2005 e pelo Goiás em 2010. No Rio de Janeiro ele conseguiu levar o time do América-RJ para a final da Taça Guanabara, perdendo em seguida para o Botafogo por 3 a 1 na grande final. Depois disso, foi convidado pela CBF para ser auxiliar-técnico de Dunga entre os anos de 2006 e 2010, durante esse período, Dunga e Jorginho sagraram-se campeões da Copa América e da Copa das Confederações além de ter levado o Brasil para a Copa como o primeiro colocado nas Eliminatórias. Em 2010, voltou a ser treinador, desta vez assumiu o Goiás em péssimas condições no Campeonato Brasileiro da Séria A. Não conseguindo tirar o clube goiano da zona do rebaixamento acabou sendo demitido ainda em outubro do mesmo ano.

Parou de jogar em 2001, de lá para cá ele vem acumulando algumas polêmicas. Em 2005 quis trocar o mascote do América-RJ que era um Diabo por uma Águia, segundo ele o motivo para a má fase do América era o seu Mascote. Na Copa do Mundo, ele e a comissão técnica decidiram que os jogadores não poderiam levar nenhum de seus familiares para a África do Sul, mas o mesmo levou a sua família, causando intrigas com alguns jogadores. Jorginho é Evangélico e por diversas vezes misturou religião com o Futebol, o que todo mundo sabe que não da certo.

Espero que aqui ele não tente misturar Religião com Futebol, até porque tem jogadores que não são evangélicos como ele e que provavelmente não se sentiriam confortáveis e enfim, cada um com a sua religião e pronto, todo mundo respeitando o outro. Pelo menos essa é a minha opinião.

Desejo toda sorte do mundo para Jorginho e que ele consiga se tornar um grande treinador aqui no Figueirense. Vou torcer e muito para que consiga pelo menos mostrar 50% do que fez quando ainda era jogador. 

Vem com certa desconfiança é verdade, mas terá pela frente um returno inteiro para mostrar o seu valor. 

Um abraço a todos e me desculpem pelo longo texto!

Nenhum comentário: