segunda-feira, 7 de junho de 2010

Meta alcançada. Agora é que o bicho vai pegar!

A meta estipulada para o período pré-copa era de 60% de aproveitamento, ela foi alcançada. Mas, agora é que bicho vai pegar. O time que melhor se preparar durante a copa é que no final do campeonato estará sorrindo com o acesso ou até mesmo com o título nacional. Esses sete jogos iniciais foram testes, muitos perderam a cabeça e o emprego, outros surpreenderam como o Paraná Clube, atual líder da Segundona. Alguns ficaram num sobe e desce, como se estivessem numa montanha-russa, foi o nosso caso. A parada para a Copa venho num mal momento, até porque vínhamos de duas vitórias consecutivas e estávamos mais do que nunca revivendo aqueles bons momentos do estadual deste ano. Mas analisando profundamente a situação do clube, essa parada realmente venho numa boa hora.

Com ela vamos ter tempo para nos organizar internamente, como todos sabem, tivemos nos últimos dias momentos conturbados dentro do Scarpelli, cabeças rolaram, explicações não apareceram, clima pesado, mas com os resultados dentro de campo tudo voltou ao normal. Será mesmo? Serão mais de 30 dias para preparar a estrutura do clube que anda meio abalada, e também serão 30 dias para preparar uma belíssima barca, colocar tudo de ruim dentro e empurrá-la para bem longe de Florianópolis, ou até mesmo, mandar toda essa embarcação lá para o Sul da Ilha. Enxugando o elenco e aumentando o poder econômico, chegou à hora de contratar, Nestor Lodetti prometeu reforços de Série A, jogadores que chegariam para disputar a vaga no time titular. Só isso será o suficiente? Com certeza absoluta não!

Como todos sabem, são 20 clubes disputando quatro vagas para a Séria A de 2011, e quem decide quem deverá ou não subir são os próprios clubes, aquele que melhor estiver preparado emocionalmente e estruturalmente é que irá subir. Alguns clubes vão trazer uma carrada de reforços e vão apenas organizar uma pré-temporada e por os jogadores para treinar e depois jogarem. Isso vai resolver? Não. O clube precisa mais do que nunca organizar um belo projeto durante a copa, lugares bons para essa pré-temporada, contratar jogadores que estão a fim de jogar numa Série B, preparar esses jogadores emocionalmente e fisicamente, deixar o grupo bem unido e enfim fazer uma boa pré-temporada. O clube que fizer mais ou menos isso daí é o clube que vai subir no final do ano. Daí a pergunta que fica é: o Figueirense está preparado para fazer isso? Só o tempo dirá. Estrutura nós temos, talvez a melhor de toda a Série B, não precisamos nem sair da CT do Cambirela para realizar uma boa pré-temporada, time qualificado a gente têm, o que falta é elenco, e esse deve chegar durante a copa. Umas 4 contratações devem ser feitas e umas 11 dispensas realizadas, sendo assim, dependendo da qualidade dos jogadores contratados teremos um time para disputar o título da Série B.

Eu já disse isso em um post aqui no blog, essa Série B ta fácil, e com um time mesmo não sendo lá uma maravilha estamos a dois pontos do líder, ou seja, um pouco mais de organização interna eu tenho certeza absoluta que subiremos esse ano, mas como o Figueirense sempre gosta de fazer do fácil o difícil, todos ainda estão preocupados.

Lembrando que temos a Copa SC para poder dar ritmo de jogos aos jogadores que pouco jogaram em 2010, casos de Marcelo Nicácio, Ygor, Fernandes, Bruno Formigoni, Bruno Vieira, Pedro Carmona, Jorge Felipe, Kadu, entre outros. Além disso, podemos quem sabe ganhar a competição, o que em si será ótimo, já que voltaremos mais otimistas para a seqüência da Série B e também ganharíamos a oportunidade de disputar a Copa do Brasil em 2011.

Abaixo eu vou citar o time que eu gostaria de ter para a Série B

Wilson, Lucas, um reforço, João Felipe, Juninho ou o novo contratado Helder, Ygor ou Jeovânio, Maicon ou Juninho (talvez o Baraka), Fernandes, Roberto Firmino/Carmona ou um novo reforço, para o ataque eu gostaria de ter o Marcelo Nicácio de 2009 e não o de 2010 e o Willian do campeonato catarinense. Seria um bom time não?

Um abraço a todos!

3 comentários:

Felipe Passos disse...

Perfeito! Concordo com tudo!

omais disse...

bom texto

a unica coisa que eu nao concordo é esse clima de sempre achar que "apesar de o time nao ser la essa maravilha"... é claro que nao é. é por isso que jogamos a Serie B. se fosse uma maravilha jogariamos a A. nenhum time da B é uma maravilha.. entao, em termos comparativos, nosso time é sim uma maravilha.

vamos parar com essa mania (todos nós) de tentar encontrar defeitos aqui e ali e APOIAR o Figueirense de CORPO E ALMA. é disso que precisamos pra subir.

outra coisa: agora é que o bixo pega? discordo. enfrentamos quase todos os favoritos ao acesso antes da Copa. Agora é que o bixo vai fugir da gente, porque so pegamos baba (exceçoes dos favoritos que nao pegamos: coxa, sport e parana). ou seja, em 7 rodadas jogamos com 3 ou 4 favoritos ao acesso, sendo que 4 dos 7 jogos foram fora de casa. só por esse motivo, nao acho que estivemos numa "montanha russa".

nunca estivemos longe dos lideres. só efrentamos adversarios bem mais fortes que eles, e quase todos fora de casa.

na minha opiniao o bixo ja começou pegando muito forte pra nos, e nao vmaos enfrentar dificuldades maiores que as ja enfrentadas daqui pra frente

claro que todos desejamos (e e realmente necessario!) mais 4 ou 5 reforços de qualidade pra brigar por esse TÍTULO. mas isso sao outros quinhentos!

abraços!

Michel Vieira disse...

O MAIS QUERIDO

Olha, interpretasse mal o que eu quis dizer, quando eu digo que o time não está uma maravilha é porque ainda não se acertou, não voltou a jogar aquele belo futebol do catarinense, e nem deve apresentar por conta de os adversários da Série B serem muito mais fortes do catarinense. Em nenhum momento falei que o nosso time é ruim, muito pelo contrário, acho que é o mais qualificado da Série B, só que ainda não encaixou direitinho. Por isso eu disse que o mesmo não estando uma maravilha está em quinto colocado, imagina se estive jogando melhor? Ah, em nenhum momento tentei achar defeitos no Figueirense, e em nenhum momento parei de apoiar.

E sobre a frase "agora é que o bicho vai pegar", eu tenho a minha opinião e você tem a sua e eu respeito isso. Mas continuo achando que agora é que o bicho vai pegar. Agora os times que trocaram de treinador vão embalar ou não, agora com os times se reforçando e depois de um mês tudo deve mudar, os líderes devem cair, os que tão mal devem subir. É verdade que enfrentamos pedreiras nessa primeira parte da competição, mas vamos enfrentar muito mais, Bragantino em SP, dois jogos contra o Coxa que está em boa fase, dois jogos contra Paraná, dois jogos contra Sport, mais um contra a Lusa, mais um contra o Náutico... Enfim, o campeonato já começou, mas agora é que o bicho vai pegar!

Continue participando, essas discussões (no bom sentido) só tem no ajudar.

Um abração!