quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tópicos sobre o Figueira: Goleada, desfalque, meninos do estreito, defesa e muito mais...

Figueirense 5 x 0 Criciúma
Jogo de um time só. Mesmo não fazendo um primor de partida, os meninos do estreito golearam a fraca equipe criciumense. O primeiro tempo chegou a me deixar com medo, fizemos o primeiro gol com o Messi do Figueira, que, diga-se de passagem, foi uma jogada bem trabalhada com Negão fazendo o pivô e devolvendo para o Willian que driblou o zagueiro e tocou na saída do goleiro, foi um belíssimo gol. Depois disso tomamos o gol de empate, que iria colocar fogo na partida, mas felizmente o bandeirinha erradamente anulou o gol do Criciúma. De volta para o segundo tempo a equipe alvinegra deslanchou com a entrada do lateral esquerdo João Paulo dando mais liberdade para Juninho jogar solto pelo meio. Com essa mexida de Márcio Goiano o Figueira fez mais quatro belíssimos gols com jogadas bem trabalhadas, os gols foram marcados por Willian, mais uma vez, Roberto Firmino, Juninho e o contestado Júnior Negão. Mesmo com a goleada, o Figueira permaneceu na segunda posição já que o Metro deixou escapar o empate (que deixaria o Figueirense em primeiro lugar) no finalzinho do jogo para a fraca equipe havaiana, time esse que tomou sufoco o jogo inteirinho.

Jovens promessas vacilam

Roberto Firmino que não vinha fazendo uma boa partida liquidou a mesma com um bonito gol, mas a comemoração poderia ser melhor, o meio de campo que é uma das principais revelações do Figueirense precipitadamente tirou a camisa na comemoração após fazer o gol, mesmo sabendo que iria receber o amarelo. Faltou responsabilidade, e pior ainda, mesmo vendo seu companheiro errar e ser punido, Juninho fez a mesma coisa, pode isso? Mais responsabilidade garotada. Lembrando que não é a primeira vez que Firmino leva um cartão bobo como esse, a sorte é que desta vez foi o primeiro cartão, ou seja, ele está livre para enfrentar o Joinville. É bem verdade que na hora do jogo a adrenalina está a mil por hora e que também ainda são jovens, mas um puxão de orelha não faz mal a ninguém, pelo contrário, ajuda.

Mudança nos horários das semifinais (ATUALIZADO)
O jogo entre Figueirense e Joinville será mesmo no Domingo ás 16h, e o do Avaí será sábado ás 18h30min, e não o contrário, como havia informado anteriormente. Sendo assim, o jogo do Figueira será transmitido para toda Santa Catarina pela RBS-TV, essa que foi injustamente criticada por mim anteriormente, lembrando que todo esse mal entendido começou com um erro na nota publicada pela Federação Catarinense, ou seja, se ela dizia quem que iria duvidar? Mas tudo não passou de um erro.


Cadê todo mundo?
É verdade que estava frio e chovendo, mas existe capa de chuva e agasalhos para que? O público ontem foi decepcionante, pouco menos de 6 mil torcedores estiveram presentes no estádio Orlando Scarpelli para ver uma bela apresentação do Figueirense, quando o time está mal é porque o time está mal, já está na hora do torcedor que ainda não é sócio voltar a ser sócio, daquele torcedor que mora perto do estádio e que só vai nos jogos decisivos começar a ir em todos os jogos, ta na hora de termos um média de 10 mil torcedores por partida, é pedir muito? Não para um clube como o Figueirense. O momento do Furacão é ótimo, estamos apresentando a cada partida um futebol de encher os olhos, hoje é com certeza o melhor futebol praticado em Santa Catarina. Domingo temos a obrigação de enchermos o Scarpelli e apoiarmos o Figueirense para mais uma decisiva vitória rumo ao título estadual.

Artilharia
Ano passado tivemos depois de muito tempo um artilheiro numa competição, trata-se de Rafael Coelho que fez 17 gols e se tornou o artilheiro da Série B ao lado de Elton do Vasco e Marcelo Nicácio ex-Fortaleza e que hoje joga no Figueirense. Este ano podemos repetir este feito, isto graças ao novo xodó alvinegro, Willian. A média de gols do Messi do Figueira é surpreendente, são 14 jogos e 13 gols, média de um tento por partida. Além disso, ele fez gols decisivos para o Figueirense como os gols nos clássicos até aqui realizado, isso sem falar nas obras-primas feitas por este jogador, muitos dizem que ele é craque e eu concordo com isso, o duro mesmo vai ser segurá-lo até o fim da temporada.

Já tava bom, vai ficar melhor
Se o time esta jogado bem, o que dizer então com as voltas de Fernandes e Jeovânio? E também com a possível estréia do matador Marcelo Nicácio? Seria uma briga interessante entre Nicácio do Figueira e Lima do Joinville, isso sem falar no Willian. O único desfalque do time vai o ser o meia Maicon, com isso quem deve entrar para compor o meio de campo é o maestro Fernandes, ou até mesmo Jeovânio para jogar ao lado de Ygor, sendo assim os meias seriam Bilú (Fernandes) junto com Roberto Firmino, Juninho pode sobrar contra o Joinville. A dúvida vai ser grande na cabeça de Márcio Goiano, já que temos agora bons jogadores à disposição, mas o diacho é saber quem sai para as entradas dos mesmos. Vai ter que quebrar a cabeça literalmente...

Melhora considerável na defesa O Figueirense está a quatro jogos em casa sem tomar gols, uma marca interessante, mesmo assim algumas críticas sobre o setor defensivo que nos últimos anos nos fez sofrer e muito, ainda perduram. Alguns erros aqui outros ali, mas o sistema defensivo enfim pegou o trilho certo para não tomar gol, não tomar gol também é méritos do ataque que mesmo quando faz gol não se retranca e busca sempre fazer mais gols, essa é a resposta para as últimas duas goleadas aplicadas pelo Figueirense dentro de casa. A também de se elogiar os volantes, principalmente o Ygor, que nos últimos jogos vem jogando muito bem. Se o setor defensivo vem nos dando alegrias o torcedor pode esperar por mais partidas sem levar gol, isso porque o Pit Bull Jeovânio está de volta.

Medo de jogar a decisão fora?
Que nada! Jogar no salão de festas e ganhar é como roubar doce da boca de criança. Tem cinco anos que Havaí não nos vence na Ressacola, nos últimos dois jogos lá deu empate, lembrando que empate eles se classificam, então se caso passarmos pelo Joinville neste sábado, vamos ter que ir com tudo pra cima dos Smurfs, já que só a vitória nos interessa, e claro, temos mais cacife para vencer este jogo, estamos jogando um futebol bonito e temos também a volta de jogadores importante para o grupo, ou seja, temos tudo para ganharmos o segundo turno. A primeira decisão é neste Domingo, nos encontramos no Scarpelli.

Um abraço a todos!

5 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Sob o dia do Jogo FFC x JEC, ja esta confirmado, será domingo as 1600 hs, parabens pelo texto e fotos, muito legal, bonitas as fotos.

Michel Vieira disse...

Já corrigi o erro do post, obrigado pelo toque... E valeu pelos elogios... Continue participando.

Um abração!

Jota Alvinegro disse...

www.avaicai.blogspot.com

muito bom seu post brother,
bem completo é isso ai
domingo tamo no scarpellao

abraços

DeGuGa disse...

Não costumava passar por aqui, mas agora que passei, gostei... Muito bom o panorama geral que você trouxe... Parabéns pelo blog e continue assim!

Um abraço

Suélly Vieira disse...

parabéns pelo Blog manoo, ta cada vez melhoor. ;**