domingo, 25 de setembro de 2011

Santos 2 x 3 Figueirense: Único time catarinense a vencer na Vila Belmiro!



Hoje deu Zebra, deu Figueira! Sem Maicon, Aloísio, Fernandes, Elias e Túlio o Furacão do Estreito foi ao palco do futebol brasileiro, a Vila Belmiro e venceu o embalado Santos de Murici Ramalho que não sabia o que era derrota fazia nove rodadas. 


Além de ter vencido a equipe Santista, o Figueirense fez história e quebrou dois tabus. Vencemos pela primeira vez na história o Santos na Vila Belmiro e também somos agora o único representante catarinense a vencer nesse estádio. Santa Catarina tem o Figueirense também como o seu único clube que conseguiu vencer algum time Carioca no Rio de Janeiro, seja em São Januário, Maraca e até mesmo no Engenhão, conseguimos inclusive vencer todos os quatro grandes do Rio, Botafogo, Vasco, Fluminense e o Freguês Flamengo.


O jogo de hoje não inspirava confiança nem no mais apaixonado pelo Alvinegro, tínhamos vários desfalques, o time de lá estava embalado e tinha também o retrospecto contra nós. A única alegria antes do jogo era saber que Neymar não jogava, mas a confirmação de Borges como titular abafava essa alegria e a estaca voltava a zero. 


Dentro de campo, Júlio Cesar em boa cobrança de falta (desencantou) fez o primeiro gol e ai veio a esperança. Que acabou quando Borges empatou e ai o coração voltou a bater forte. Mas tínhamos Wellington Nem, este recebeu belíssimo passe de Ygor e na cara do gol não titumbiou, mostrou frieza de poucos e qualidade de definição de matador. O Figueira estava na frente de novo, e melhor ainda, fez o gol minutos depois do empate santista, esfriando ali o ímpeto de querer virar o jogo por parte deles. Mas o empate veio, e numa sequência de erros do lateral Juninho, que duas vezes ficou vendido no lance e a bola sobrou para Léo que encheu o pé e empatou aos 47 minutos do primeiro tempo.


No segundo tempo o jogo ficou perigoso, o Santos pressionava e o Figueira tentava ter posse de bola e sair rápido para o contra-ataque, mas não deu certo. Só no final quando Júlio Cesar após receber bom passe de Hélder deu um belíssimo lançamento para o rápido Wellington Nem que fintou o zagueiro e foi derrubado, pênalti para o Figueira. Ali eu não sabia se ria ou se ficava nervoso, pois o medo de perder outro pênalti decisivo no final (como contra o Grêmio e outro contra o Avaí, mas este ainda no primeiro tempo) era grande. Mas Júlio Cesar não deu sopa para o azar, bateu forte, rasteiro e bem no cantinho sem dar chances de defesa para o bom goleiro santista. 


Boa vitória, bom jogo também para testar a qualidade do elenco, pois tínhamos vários desfalques. Coutinho que sempre é criticado fez um bom jogo. Ricardo e Jean Deretti estreando na Série A deram conta do recado, são duas jóias para as próximas temporadas. Ygor, Roger Carvalho, Edson, Bruno, Nem, Pittoni, Julio Cesar jogaram bem, destaque para Nem e Júlio Cesar. 


Agora é preparar bem os jogadores que voltam de lesão e os que estavam suspensos para fazer um grande jogo domingo diante do Coritiba no Scarpelli. Temos que vencer, para poder acabar com essa inhaca dentro de casa além é claro de ficar à uma vitória e um empate de garantir vaga para a próxima Série A. A torcida também tem que comparecer em peso e apoiar é claro durante os 90 minutos. 


Um abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

não foi zebra nada, o Figueirense já ganhou várias vezes de times paulistas considerados grandes. Agora É RUMO A LIBERTADORES!
Rogerio Kintessi