quinta-feira, 7 de julho de 2011

O medo de vencer fora de casa

O que o Jorginho queria realmente? Falou durante toda a semana que queria vencer e armaria um time para conseguir este feito, mas depois do jogo ele me vem com a desculpa de que o time até o 0 a 0 estava bem e que o empate era um grande resultado. São esses tipos de pensamento que acabam impedindo o crescimento de um profissional que teria de tudo para ser um grande treinador. E o pior é saber que ele dificilmente mudará de atitude por causa de um resultado, e isso quer queira quer não influenciará na sua demissão em algumas rodadas. 

O jogo terminou 3 a 0 para o Coritiba. Mas o placar não resume o que foi a partida. O Figueirense no primeiro tempo se mostrou muito seguro na marcação e na defesa. No meio de campo, faltou o o algo a mais. Aquilo que faltou contra o Inter, São Paulo e Vasco. Aquele meia que arrisque alguma jogada, que parti para cima, que seja objetivo, Rhayner não é esse tipo de jogador, renderia muito mais se fosse escalado como segundo atacante ao lado de Héber ou Aloísio. 

A saída de Fernandes eu considerei normal, ele queria mais velocidade ao time, porém confiou demais no Rhayner e depositou muito responsabilidade nas costas de um jovem jogador que além de ter jogado fora de posição, carregou consigo o peso da camisa número 10. Isso resultou no apagão de Aloísio e Héber dentro de campo, a bola chegava até o meio com qualidade, mas na hora do último passe faltou o camisa 10. 

O que o Jorginho teria que fazer então? Eu não sou treinador, mas colocando Rhayner no lugar de Héber e deixando o Fernandes em campo ao lado do Maicon seria muito melhor. No contra-ataque seria um 4-5-1 com o Rhayner vindo mais  atrás atuando como um meia atacante perto dos meias Fernandes, um pouco mais avançado e Maicon mais recuado. Aloísio receberia muito mais bolas e consequentemente levaria mais perigo ao gol defendido pelo goleiro Edson Bastos. 

Não é hora de pedir cabeça de treinador, culpar o presidente, xingar o Coutinho. A hora é de APOIO TOTAL. Estamos ainda em boa fase, na sétima colocação e a poucos pontos do G4. Temos dois jogos em casa em seguida e isso é que vai decidir a permanência ou não do treinador. Casa vença as duas fica e vamos torcer para que arrume um jeito de vencer longe do Scarpelli. Caso contrário, vamos ao mercado e tentar trazer um melhor que ele.

Com a volta de Wilson Pittoni e talvez com o retorno de Fernandes ao time titular, temos boas chances de vencer o Ceará e voltar ao bom momento. Depois é torcer pela regularização do meia Elias e ir com tudo pra cima do Grêmio. Vamos lá Jorginho, deixa de ser cagão e alavanca de uma vez por todas a sua carreira como treinador. Respeitar o São Paulo e o Inter tudo bem, agora respeitar o Coxa dai já é pura sacanagem. 

É isso ai, um abraço a todos!

Nenhum comentário: