domingo, 2 de maio de 2010

O histórico da Série B preocupa

A série B de 2010 será sem duvidas a mais disputada dos últimos anos. Nesta temporada não teremos nenhum grande clube que se sobressai diante dos outros. Dos 20 times, todos possuem chances de conquistar o acesso, uns mais do que os outros, como por exemplo, os clubes paulistas e os que integram o famoso Clube dos 13. Nos últimos anos, os clubes que conquistaram o acesso mostraram que o time em si não precisa apenas de jogadores de qualidades, mas sim de um time guerreiro, organizado e que vença os jogos dentro de casa. Temos um time assim? Veremos.

2001

Eu fiz uma pesquisa, e nela procurei os clubes que conquistaram o acesso á Série A desde 2001 e os clubes que foram rebaixados da mesma. Na temporada de 2001 subiam apenas dois clubes, são eles: Paysandu e Figueirense, da Série A caíram quatro clubes, são eles: Santa Cruz, América-MG, Botafogo-SP e Sport.

2002

No ano seguinte, em 2002, nenhum desses times que caíram em 2001 conquistaram o acesso, ficaram todos no meio da tabela, exceto o Botafogo- SP que caiu para a terceira divisão. Neste ano mais um clube catarinense conquistou o acesso, o Criciúma assim como o Fortaleza foram os clubes que conquistaram este feito, para os seus lugares, quatro clubes da elite foram rebaixados, são eles: Palmeiras, Botafogo-RJ, Portuguesa e Gama.

2003

Em 2003, dois clubes da Série B subiam pra Série A, assim como nos anos anteriores, só que na Série A mudou de quatro para dois os clubes que seriam rebaixados à segunda divisão. Nesta temporada não houve surpresas, os favoritos ao acesso eram Botafogo-RJ e Palmeiras, e comprovando o favoritismo dentro de campo esses dois clubes foram os que conseguiram o tão sonhado acesso, na Série A também não houve zebra, caiu Fortaleza e Bahia.

2004

Na temporada de 2004 o Fortaleza conquistou novamente o acesso à primeira divisão junto com o Brasiliense, campeão da Série B deste ano. Na primeira divisão, mais uma vez um clube grande caiu, desta vez foi o Grêmio, que com uma péssima campanha realizada foi rebaixado assim como o Vitória, Guarani e Criciúma.

2005

Sem nenhuma surpresa, Grêmio e Santa Cruz conquistaram o acesso à Série A, da mesma caíram os clubes: Atlético-MG, Brasiliense, Paysandu e Coritiba.

2006

Pela primeira vez, quatro clubes poderiam conquistar o acesso à Série A, o campeão da Série B Atlético-MG subiu para elite do futebol brasileiro juntos com os clubes pernambucanos, Náutico, Sport e a surpresa ficou por conta do América-RN. Na série A foram rebaixados, Ponte Preta, São Caetano e novamente Fortaleza e Santa Cruz, novamente nenhuma surpresa.

2007

Em 2007, Coritiba, Portuguesa, Vitória e Ipatinga foram os clubes que conquistaram o acesso a elite do Futebol Brasileiro. Ainda nesta temporada mais uma vez tivemos um time grande caindo pra segunda divisão, o infeliz desta vez foi o Corinthians que assim como Juventude, Paraná e América-RN foram os rebaixados à segunda divisão.

2008

Mas uma vez um time grande que caiu da primeira divisão sobe e conquistando o título, o campeão Corinthians, conquistou o acesso junto com os clubes paulistas Santo André e o até então Grêmio Barueri (hoje é Grêmio Prudente), a surpresa ficou por conta do Avaí que ficou em terceiro colocado. E pra não ser diferente das outras temporadas, na Série A mais um grande que tropeça e caiu pra segundona, desta vez foi o Vasco da Gama que junto com o Figueirense, Portuguesa e Ipatinga amargaram o rebaixamento á Série B do campeonato brasileiro.

2009

Não correspondendo ao Favoritismo, o Figueirense fica de fora do grupo de acesso e comprovando o favoritismo o Vasco da Gama conquista o título da Segundona e sobe pra Série A assim como Guarani, Ceará, e Atlético-GO. Da série A, pela primeira vez nenhum grande clube do Futebol Brasileiro foi rebaixado. Coritiba, Santo André, Náutico e Sport foram os rebaixados pra Série B.

Esse é o histórico da Série B, o que não me agrada, já que desses quatro que caíram (Sport, Náutico, Coritiba e Santo André) dois devem conquistar o acesso. Sobrariam apenas duas vagas, e ai sempre aparece um time que subiu da Série C pra Série B e têm também os clubes paulistas que sempre incomodam como São Caetano, Ponte Preta e Portuguesa, isso sem falar em Bahia, Ipatinga, Vila Nova, Paraná. O Figueirense é sim um dos favoritos para o acesso, mas desta vez não temos apenas quatro favoritos, eu diria que temos uns 8 favoritos para apenas quatro vagas, ou seja, essa Série B vai pegar fogo, literalmente.

Muitos torcedores perguntam se o Figueirense possui hoje um bom time para a conquista do acesso, eu diria que não. Só teremos um time competitivo com no mínimo umas dez dispensas, e com no mínimo mais umas quatro BOAS contratações, apenas assim poderemos sonhar com o acesso, só que uma coisa que me deixa bem motivado é que o atual time do Figueirense está bastante unido e motivado para esta competição, isso sem falar que esse time ainda não perdeu em casa na atual temporada, isso conta e muito. Por hoje é só, desculpe pelo longo texto.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: